Se você quer realizar um sonho, precisa apreciar o gosto dos sapos

Sim, o título já diz tudo: ir atrás de um sonho nem sempre é fácil.

Principalmente quando o seu sonho – ou sonhos – não é nem um pouco “convencional” para os padrões atuais. E eu não estou falando de sonhos que muitas pessoas tem, como abrir uma grande empresa ou ser milionário.

Imagine que o seu sonho seja… morar em um barco!

Ser um jogador profissional de poker.

Jogar em uma grande liga de futebol americano.

Imaginou?

Agora pense na reação dos seus familiares e amigos mais próximos quando você diz que esses são seus sonhos.

Eu fiz isso há alguns dias; disse para meus padrinhos (estou hospedado na casa deles) que iria tentar um emprego em um clube de poker aqui da cidade. Quando eles me perguntaram se eu ogava, disse que sim.

Imediatamente recebi uma enxurrada de críticas em relação ao poker.

“Jogo não leva ninguém pra frente!”

“Isso é coisa de viciado.”

“Você vai é jogar dinheiro fora com isso!”

Pensa que adiantou alguma coisa eu mencionar os vários exemplos de jogadores bem sucedidos de poker, inclusive brasileiros? Claro que não.

Meus padrinhos, assim como qualquer pessoa da geração deles, são excelentes pessoas. Eles amam os filhos, sobrinhos, afilhados, e buscam sempre o melhor para eles. O problema é que esse “melhor” vem sempre na perspectiva de vida deles: cursar engenharia, direito ou medicina, fazer um concurso público, ter um emprego estável e ser feliz.

E isso gera conflitos quando a felicidade deles não está em sintonia com a minha.

Eu sempre gostei de viajar. Tenho o sonho de conhecer várias cidades ao redor do mundo, ter experiências incríveis em cada uma delas, conhecer pessoas, fazer amizades de fora do meu círculo de conforto.

Um emprego que me faça ficar em um escritório 8 horas por dia não é algo que me atrai em nenhum aspecto.

Preciso de estabilidade financeira? Claro. Há meses que estou sem emprego, algo que está começando a pesar no orçamento.

Porém, estabilidade real não existe. Em qualquer trabalho corremos o risco de ter algum problema que nos atrapalhe, mesmo que seja no serviço público.

Se o seu sonho é passar em um concurso, vá em frente e estude para isso. Se o seu sonho é se formar em uma faculdade, vá e curse. Não se importe com os sapos que poderá engolir.

E se o seu sonho for ser um jogador de poker, então ignore qualquer sapo que apareça e vá em frente. Vá na surdina, quietinho, faça o seu trabalho da forma que você sabe que dará o resultado que você espera. Depois, mostre os resultados para aqueles que sempre o criticaram.

Mastigue os sapos, mas não os engula. Deixe que os seus detratores tenham esse trabalho.

Como-Ignorar-os-Pessimistas-e-Realizar-Sonhos-6

Autor: Luciano Rocha

Estudante de Psicologia, consultor financeiro e jogador de poker. Após um 2016 bastante difícil – movido a perdas financeiras sérias e o fim de um relacionamento – precisei de uma mudança inesperada e indesejada de cidade. Durante a arrumação das coisas da mudança, percebi que possuía vários bens aos quais não tinha mais nenhum apego, fosse emocional ou físico. Em alguns dias me desfiz de 90% dos meus livros, CDs e DVDs antigos, entre vendas, doações e simplesmente jogar fora. O sentimento de libertação foi imediato! ​A partir disso, passei a estudar cada vez mais sobre minimalismo. Fiz vários desafios, leituras e pesquisas, até que vi o documentário “Minimalists” na Netflix. A partir daí passei a fazer ainda mais pesquisas e iniciei a minha adesão ao estilo minimalista. Desde então consegui meu objetivo: obter liberdade de locomoção compactando os meus bens em uma mala e uma mochila. Foi com o objetivo de passar um pouco da minha experiência para outras pessoas que resolvi criar o blog. Portanto, sejam todos bem vindos!

Deixe um comentário