Como usar dinheiro e consumir de forma eficiente

homem pensando2

Esse artigo dá seguimento nas cinco dicas anteriores sobre como levar uma vida minimalista. Enquanto o artigo anterior mostrava como se livrar de dívidas e consumir de forma minimalista, o artigo de hoje mostra como economizar, consumir e investir aplicando os mesmos princípios.

Portanto, segura aí mais cinco dicas!

1) Priorize promoções
Essa vale especialmente para roupas e para presentes em épocas como natal. As lojas costumam dar enormes descontos em roupas da estação anterior; da mesma maneira, os descontos dos produtos após o dia de natal costumam ser bem generosos. Aproveite essas ocasiões, pesquise preços e marcas e faça a sua compra de maneira inteligente.

2) Use sistemas de cashback
O cashback é uma modalidade usada por startups como o Méliuz, na qual você realiza suas compras em um site parceiro e recebe parte do valor consumido de volta.

Ex: se você fizer uma compra de R$ 1.000,00 através do link da Méliuz, ou de um site semelhante, e a compra tiver um cashback de 2%, você receberá R$ 20,00 de volta, em dinheiro que pode ser retirado e usado da forma que você desejar. É como um desconto, só que o valor estará retornando para você após a compra.

Confira sempre se o site ou estabelecimento onde você compra oferece essa opção. Caso ofereça, não deixe de aproveitar.

3) Não tenha vergonha de barganhar – e use dinheiro vivo sempre que puder
Embora os cartões de crédito e débito tenham a vantagem da praticidade, eles cobram taxas altas que acabam impedindo o vendedor de fornecer descontos maiores. É aí que entra o dinheiro vivo: compras em dinheiro não são afetadas pelas taxas das empresas, o que permite que o consumidor tenha um poder de barganha maior.

Portanto, use dinheiro vivo sempre que for possível e não deixe de pechinchar o valor de uma compra.

4) Vai viajar para o exterior? Use bitcoin!
Muitos minimalistas procuram economizar em consumo material para consumir experiências, como uma grande viagem para fora do país. Mas viagens ao exterior costumam ser complicadas de planejar quando o quesito é o dinheiro.

Em um país de moeda fraca como o nosso, precisamos sempre ficar de olho na melhor cotação do dólar ou euro, além de pagarmos altas taxas de impostos na operação, como o IOF. Por isso, recomendo o uso do bitcoin, a moeda digital que está bastante em alta no momento.

Com o bitcoin é possível carregar cartões de débito internacionais em dólar, euro ou libras esterlinas, e usar esses cartões de forma prática e rápida, sem o pagamento de nenhuma taxa ou imposto exorbitante. Basta apenas observar o preço da moeda, comprar e usar.

5) Produza novas fontes de renda
Talvez o principal item dessa lista, ter uma fonte de renda secundária é fundamental para conseguirmos passar bem por momentos de crise financeira.

Portanto, use isso a seu favor. Sabe inglês? Dê aulas de reforço. Toca algum instrumento? Forneça aulas particulares. Tem conhecimento sobre finanças ou alguma outra área? Então atue como freelancer. Consiga sempre uma renda extra.

Outra forma de fazer isso é através de investimentos. Fundos imobiliários e ações de empresas que pagam bons dividendos são excelentes oportunidades para conseguir uma renda recorrente no médio e longo prazo.

Autor: Luciano Rocha

Estudante de Psicologia, consultor financeiro e jogador de poker. Após um 2016 bastante difícil – movido a perdas financeiras sérias e o fim de um relacionamento – precisei de uma mudança inesperada e indesejada de cidade. Durante a arrumação das coisas da mudança, percebi que possuía vários bens aos quais não tinha mais nenhum apego, fosse emocional ou físico. Em alguns dias me desfiz de 90% dos meus livros, CDs e DVDs antigos, entre vendas, doações e simplesmente jogar fora. O sentimento de libertação foi imediato! ​A partir disso, passei a estudar cada vez mais sobre minimalismo. Fiz vários desafios, leituras e pesquisas, até que vi o documentário “Minimalists” na Netflix. A partir daí passei a fazer ainda mais pesquisas e iniciei a minha adesão ao estilo minimalista. Desde então consegui meu objetivo: obter liberdade de locomoção compactando os meus bens em uma mala e uma mochila. Foi com o objetivo de passar um pouco da minha experiência para outras pessoas que resolvi criar o blog. Portanto, sejam todos bem vindos!

Deixe um comentário